Atividades


1 - Momento Cívico

Toda sexta-feira no início da aula, os alunos se reúnem no pátio juntamente com o corpo docente para o Momento Cívico. O objetivo desta atividade é despertar nos alunos a valorização da cultura nacional, o civismo e o amor à pátria. Também propiciamos ainda, o cultivo de uma atitude adequada nas atividades cívicas como postura e respeito.
É uma forma também de fazer com que todos aprendam a cantar o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Uberlândia.

2 - Exposição de Murais

Mensalmente são apresentados aos pais e a comunidade escolar em geral, os murais organizados em rodízio pelas turmas do Maternal à 4º ano (na portaria de entrada e saída dos alunos). Nestes murais são expostos trabalhos dos alunos tais como: artes, literatura, pesquisas, datas comemorativas, reflexões, temas da atualidade e outros.

3 - Momento de Oração

Toda sexta-feira alunos, corpo docente, funcionários e direção se reúnem no pátio para este momento.
O objetivo desta atividade é envolver toda comunidade escolar em oração pela Paz e Amor, refletindo e pedindo a Deus força, proteção e saúde para que possamos concretizar seu projeto de Paz em nossas relações, na família, na escola, na comunidade, no país e no mundo.
A participação dos alunos cantando e orando confirma o desejo de todos pela paz. E todos nós, temos o desafio de sermos promotores e instrumentos de paz onde quer que estejamos.
Observação: Não enfatizamos, nem destacamos nenhuma Religião, visto que temos alunos de todas as crenças.

4 - Festa Folclórica

O recreio junino é realizado no mês de junho. Neste dia as crianças vêm vestidas de "caipira", resgatando uma de nossas festas folclóricas mais popular.
As crianças se divertem nas brincadeiras: corrida do saco, pescaria, jogo da argola, corrida do ovo, etc.
A famosa quadrilha acontece com muita animação. Como culminância deste dia compartilhamos um lanche coletivo onde as comidas típicas se fazem presentes.
A ordem para este dia é: alegria, brincadeira e muita animação.

5 - Feira Cultural

Esta feira é realizada no mês de setembro. O tema a ser trabalhado é escolhido pela professora e alunos. Após a escolha do tema, no mês de agosto já se iniciam as atividades: trabalhos, pesquisas, cartazes, exercícios, palestras, vídeo, etc.
Também é realizada uma visita relacionada ao tema trabalhado, para que os alunos possam vivenciar melhor o conteúdo, tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa.
Como culminância deste evento os pais e familiares são convidados para apreciarem os trabalhos realizados.
A Feira Cultural permite aos alunos explorarem seus talentos e criatividade, onde a construção do conhecimento e a descoberta de novos saberes se faz presente.
"Feira Cultural, desafiando, produzindo e compartilhando conhecimento".

6 - Oficina de Sucata

A Sucatoteca é um ambiente que inspira a criação e a imaginação, onde o uso de materiais recicláveis oportuniza a construção de objetos, brinquedos e jogos, tendo a autoria e o toque da criança.
Na Oficina de Sucatas a criança vivencia inúmeras experiências, desenvolver a coordenação motora, além de desenvolver e assimilar as relações de peso, forma, volume e textura.
O trabalho de sucata, além de ser um tipo de material alternativo, oferece várias vantagens:

  • As crianças aprendem a valorizar os objetos que geralmente iriam para o lixo.
  • Ao separarem os objetos, a criança está seriando, classificando, etc.
  • Conduz a socialização ao trocar idéias com colegas e professores.
  • Os objetos construídos por ela própria, tem um valor muito grande, por serem fruto do seu esforço e criatividade.

7 - Escola Solidária

Uma de nossas metas é de levar os alunos a terem atitudes construtivas, capazes de um exercício pleno de cidadania.
E hoje mais do que nunca precisamos ser solidários e ajudar os mais carentes e necessitados.
Todos nós somos responsáveis por um mundo melhor, mais justo e mais fraterno. Cabe a cada um, fazer a sua parte e contribuir para a concretização destes ideais.
De uma a duas vezes no ano são arrecadados roupas, brinquedos e alimentos não perecíveis e doados a instituições carentes.
Esta atividade tem por objetivo não só melhorar a realidade da instituição escolhida, mas em especial contribuir para a formação educativa do aluno, tornando-o um cidadão mais consciente e competente em relação à sua vida profissional e social.

8 - Projeto de Leitura e Teatro (SEMIN – Seminário Infantil e SEJUC – Seminário Juvenil)

O objetivo deste trabalho é incentivar as crianças a adquirirem o gosto pela leitura, pois este é um hábito muito importante para o desenvolvimento e enriquecimento da criança.
Nossa bandeira é a defesa de uma postura que garanta a aproximação dos alunos com a literatura pela via do prazer.
Ler diariamente leva o educando a criar, informar – se, discutir e opinar.
O apoio da família é imprescindível para que esse projeto atinja as metas desejadas, pois os pais que estimulam a leitura ensinam os filhos a reconhecer o ambiente em que vivem e a desenvolver atitudes que influenciarão durante a vida adulta como confiança, respeito mútuo e compreensão.
Presentei seu filho com livros! A atenção a esse lembrete, aliada ao bom exemplo dos pais quanto a leitura, trarão benefícios para todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem da criança.
O teatro vem incentivar e alegrar trazendo vida aos livros!

9 - Oficina de Culinária (Educação Infantil)

Esta oficina será realizada uma vez por mês.
O objetivo desta oficina é fazer com que as crianças "ponham a mão na massa" e aproveitem para descobrir a importância dos alimentos.
Nessa oficina a matemática se faz presente nas quantidades dos ingredientes e no momento necessário para a realização de cada etapa.
Também é um ótimo momento para se trabalhar a necessidade da higiene no preparo destes alimentos.
A oficina possibilita também a socialização da turma, pois todos irão compartilhar do mesmo lanche.
A prioridade nessa oficina é que sejam preparados lanches saudáveis e naturais.

10 - Brincadeiras e jogos lúdicos

Sabemos que a aprendizagem lúdica através de jogos, brincadeiras, músicas e dramatizações é significativa e altamente motivadoras, devendo acontecer em casa e na escola, e em especial na sala de aula. A aplicação de brincadeiras e jogos pré – determinados faz a criança assimilar conceitos mais facilmente.
Através do lúdico podemos trabalhar e desenvolver as seguintes habilidades: observação, locomoção, lateralidade, linguagem oral, criatividade, destreza, raciocínio, memória, social (lidar com regras) e emocional (lidar com a perda), etc.

11 - Visitas e Palestras

Procuramos sempre proporcionar aos alunos visitas e palestras de acordo com os temas que estão trabalhando, pois sabemos que vivenciando e experimentando, a aprendizagem é mais significativa e os conceitos são assimilados mais facilmente.